quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

É isso que eu também almejo!!!


" [...] A Porciúncula foi o lugar predileto de Francisco. Lá ele fundou a Ordem dos Frades Menores; lá também acolheu Clara, fundando mais tarde a Ordem da Irmãs Clarissas. Possivelmente, aí foi o berço da Ordem Terceira, hoje conhecida como a Ordem Franciscana Secular.


A igrejinha da Porciúncula, é até hoje, a mais graciosa e guardiã dos traços originais da restauração efetuada pelo santo de Assis. Foi também aí que Francisco ouviu, em fevereiro de 1208, o Evangelho que fala sobre a missãodos discípulos de Jesus.


Depois da missa foi procurar o sacerdote pedindo-lhe que lhe explicasse melhor o texto.


Frei Tomás de Celano conta, nas suas memórias, que o sacerdote explicou tudo, e Francisco, ouvindo que os discípulos não deviam possuir ouro, prata ou dinheiro, nem bolsa, nem pão... mas pregar o Reino de Deus e a penitência, entusiasmou-se no Espírito de Deus, dizendo:


- É tudo o que eu quero, é isso que eu procuro, é isso que desejo fazer de todo o coração.


Foi transbordando de alegria que, Francisco tratou, sem demora, de pôr em prática tudo o que oacabar de ouvir. Arrumou para si uma túnica pobre, áspera e mal acabada, em forma de cruz, e começou a pregar a todos a penitência, com grande fervor de espírito e alegria de alma [...] " (Francisco: o irmão sempre alegre; Frei Jorge E. Hartmann, OFM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário