sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Música do dia...


Maria,Maria

É um dom, uma certa magia

Uma força que nos alerta

Uma mulher que merece viver e amar

Como outra qualquer do planeta


Maria,Maria

É o som, é a cor, é o suor

É a dose mais forte e lenta

De uma gente que ri quando deve chorar

E não vive, apenas agüenta


Mas é preciso ter força

É preciso ter raça,

É preciso ter gana sempre...

Quem traz no corpo a marca


Maria, Maria

Mistura a dor e a alegria

Mas é preciso ter manha

É preciso ter graça

É preciso ter sonho sempre

Quem traz na pele essa marca

Possui a estranha mania

De ter fé na vida

Pausa Poética...


"O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza"(Carlos Drummond de Andrade).

Deus nos fala!


"... mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo" (1 Cor. 1, 8).

|P|A|U|S|A|


Teu olhar benevolente de mãe sobre a terra lançai...
... Os pecados e as trevas todas discipai...
Ó Virgem Celestial,
Ó Virgem Santíssima,
Dileta, escolhida por Deus Pai,
Em teu manto santo a paz vim buscar...
Virge do Silêncio, rogai por nós!!!

Deus nos fala!




Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós

Já bem antes que as montanhas fossem feitas ou a terra e o mundo se formassem, desde sempre. e para sempre vós sois Deus.

Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: "Voltai ao pó, filhos de Adão!" Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.

Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca.

Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!






(Salmo do Dia) 89(90), 2.3-4.5-6.12-13 (R/.1)

Sábado, 14 de fevereiro de 2009 AD: Dia de São Cirilo!!




Constantino nasceu em 826 na Tessalonica, atualmente Salonico,Grécia. Seu pai era Leão, um rico juiz grego, que teve sete filhos. Constantino o caçula e Miguel o mais velho, que mudaram o nome para Cirilo e Metódio respectivamente, ao abraçarem a vida religiosa. Cirilo tinha catorze anos quando o pai faleceu.


Um amigo da família, professor Fócio, que mais tarde ajudou seu irmão acusado de heresia, assumiu a educação dos órfãos em Constantinopla, capital do Império Bizantino. Cirilo aproveitou para aprender línguas, literatura, geometria, dialética e filosofia.


De inteligência brilhante, se formou em tudo. Rejeitando um casamento vantajoso, ingressou para a vida espiritual, fazendo votos particulares, se tornou bibliotecário do ex-patriarca. Em seguida foi cartorário e recebeu o diaconato. Mas sentiu necessidade de se afastar, indo para um mosteiro, em Bosforo. Seis meses depois foi descoberto e designado para lecionar filosofia.


Em seguida, convocado como diplomata para a polemica questão sobre o culto das imagens junto ao ex-patriarca João VII, o Gramático. Depois foi resolver outra questão delicada junto aos árabes sarracenos que tratava da Santíssima Trindade. Obteve sucesso em ambas. Seu irmão mais velho, que era o prefeito de Constantinopla, abandonou tudo para se dedicar à vida religiosa.


Em 861, Cirilo foi se juntar a ele, numa missão evangelizadora, a pedido do imperador Miguel III, para atender o rei da Morávia. Este rei precisava de missionários que conhecessem a língua eslava, pois queria que o povo aprendesse corretamente a religião.


Os irmãos foram para Querson aprender hebraico e samaritano. Nesta ocasião, Cirilo encontrou um corpo boiando, que reconheceu ser o papa Clemente I, que tinha sido exilado de Roma e atirado ao mar. Conservaram as relíquias numa urna, que depois da missão foi entregue em Roma.


Assim, Cirilo continuou estudando o idioma e criou um alfabeto, chamado "cirílico", hoje conhecido por "russo". Traduziu a Bíblia, os Livros Sagrados e os missais, para esse dialeto. Alfabetizou a equipe dos padres missionários, que começou a evangelizar, alfabetizar e celebrar as missas em eslavo. Isto gerou uma grande divergência no meio eclesiástico, pois os ritos eram realizados em grego ou latim, apenas. Iniciando o cisma da Igreja, que foi combatido pelo então patriarca Fócio com o reforço de seu irmão.


Os dois foram chamados por Roma, onde o papa Adriano II, solenemente recebeu as relíquias de São Clemente, que eles transportavam. Conseguiram o apoio do Sumo Pontífice, que aprovava a evangelização e tiveram os Livros traduzidos abençoados. Mas, Cirilo que estava doente, piorou. Pressentido sua morte, tomou o hábito definitivo de monge e o nome de Cirilo, cinqüenta dias depois, faleceu em Roma no dia 14 de fevereiro de 868.


A celebração fúnebre foi rezada na língua eslava, pelo papa Adriano II, sendo sepultado com grande solenidade na igreja de São Clemente. Cirilo e Metódio foram declarados pela Igreja como "apóstolos dos eslavos". O papa João Paulo II, em 1980, os proclamou junto com São Bento de "Patronos da Europa".


Talvez II






Talvez nem mais se queira falar do amor,

E nem mais se queira viver o amor.

Talvez os nosso desejos

Sejam meros devaneios efêmeros.

Talvez você seja

Mais um prelúdio idealizado.

Talvez nossa canção não mais toque no rádio

E juntos percebamos que tudo não passou de um sonho.

Talvez ainda exista amor entre nós,

Porém nos acovardamos a tal ponto

Que não resistimos à fuga

Talvez eu ainda seja um sonhador

E você, um alguém cheio de experiências.

Talvez eu seja mais um em sua vida,

E você seja único.

Talvez eu pense em etrnidade,

E você somente em 'instatânealidade'.

Talvez eu sonhe de maneira passiva,

E você possa ser a realização.

Talvez eu me encante comigo mesmo,

E me encontre no cantinho do te coração.

Talvez eu duvide do que se passou

E do que juntos pudemos experimentar.

Talvez eu fosse só mais uma ilusão,

Só mais um em meio a tantos.

Talvez eu nem queira tanto

Aqueles teus beijos.

Talvez nos encontremos,

Algum dia, no chão da vida

E juntos percebamos quão melhor foi assim.

Talvez eu não mais acredite em amores,

Em paixões...

Para sempre me torne solipisista.

Mas, com razão não terei tanto que sofrer

Com decepções, com preocupações...

As quais tanto me ensinaram a viver.



Luiz Felipe P. de Melo.

Madrugada de 14 de fevereiro de 2009.