domingo, 1 de março de 2009

Música do dia...

João Batista clamou no deserto:
“Preparai ao Senhor uma estrada,
eis que o reino de Deus está perto,
escuta, geração transviada!”

Mudai de vida, mudai,
Convertei-vos de coração!
Fazei a vontade do Pai,
Amai, servi aos irmãos,
Fazei a vontade do Pai,
Lutai por um mundo de irmãos;
Fazei a vontade do Pai
O chão é de todos e o pão!

Jesus Cristo, o Filho de Deus
,Batizado por João no Jordão,
Inaugura o reino do Pai,
Co’ este santo e solene pregão:

Escutai, ó Igreja de Deus;
Eis, o tempo da graça chegou,
É o Senhor da justiça que passa,
Sua Páscoa entre nós começou.

Frases da Semana...

"A falta de amor é a maior de todas as pobrezas." [ Madre Teresa de Calcutá ]

"A aprendizagem é um simples apêndice de nós mesmos; onde quer que estejamos, está também nossa aprendizagem." [ William Shakespeare ]

"A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais." [ Epicuro ]

"Hoje desaprendo o que tinha aprendido até ontem e que amanhã recomeçarei a aprender." [ Cecília Meireles ]

"Quem quer agradar a todos não agrada a ninguém." [ Jean-Jacques Rousseau ]

|P|A|U|S|A|


"O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá" [ Madre Teresa de Calcutá ] .

Eis o tempo de Conversão...


Os dias passam, os meses também... O tempo passa! É preciso que elevemos, pois, não somente os nossos olhos, mas, sobretudo, o nsso coração para Aquele que não passa; Aquele que é o princípio e o fim de nossa existência: Jesus, o Cristo!


A vigília de um grande acontecimento é marcada por um tempo de reflexão, como que um recolhimento antes de penetrar na nova vida. Todas as interrogações e hesitações desaparecerão depois na viagem para novos horizontes.


A Quaresma nos convida, como indivíduos e comunidades, a crer no evangelho, isto é, a libertar-nos de todo ídolo e mitologia; a confiar plenamente no Cristo e em sua Palavra; a engajar-nos profundamente no caminho por Ele indicado, passando pelo sacrifício e a cruz, visando a atingir a libertação da Páscoa. A conversão a Cristo deve exprimir-se em todos os campos e todas as relações, tanto em pequena escala, entre homem e homem, como em grande escala, entre as instituições que governam a sociedade, entre todas as instâncias sociais e eclesiásticas.


Estamos caminhando rumo à Festa das festas; a Festa por excelência, a Páscoa de Jesus. Hoje, a liturgia nos convida a refletirmos um pouco mais sobre a nossa vivência, a nossa postura ante ao mundo atual, dilacerado por guerras, chagado e ferido pelo pecado.


A primeira leitura nos fala sobre a Aliança que o Senhor fizera com seu Povo, assim, podemos perceber, que como reza a Antífona Inicial "Quando meu servo chamar, hei de atendê-lo, estarei com ele na tribulação. Hei de livrá-lo e glorificá-lo e lhe darei longos dias" (Sl 90, 15-16). É o Senhor que se compadece dos seus, vem Ele próprio ao encontro desse povo sofredor, fazendo suas, as dores daqueles que O buscaram. Ele, o Deus de Jacó, Isaac, de Abraão, de Noé, Ele o Deus Conosco, Aquele que é, quis estabelecer um sinal, uma Aliança - que concretizou-se plenamente na paixão, morte e ressurreição de Jesus - com o Seu Povo, fazendo dele, um Povo Santo! Com o dilúvio muitos morreram, mas, aqueles que tinham Deus como o centro de suas vidas sobreviveram. Podemos dizer, por analogia, que a Igreja é hoje essa "Arca", ela - a Igreja - é Sinal de Deus num mundo cercado de injustiças, de ódio, de guerras. É a Igreja a "Nova Arca", Aquela que tem em-si o Povo de Deus...É Ela quem acolhe esses tantos - que também somos nós - tão necessitados, famintos e sedentos por Deus. Deus elegeu uma nação Santa e paradoxalmente pecadora. Um povo carente... Carente por Deus!


É de se perceber que toda a liturgia desemboca, por assim dizer, num mesmo "rio": Conversão! A expressão "Conversão" resumiria de modo bastante perspícuo toda a liturgia de hoje. Também a nós o anúncio do evangelho de hoje é feito em termos que levam a pensar. É global, não analítico. "O reino de Deus está presente": portanto, mudai de vida, disponde-vos a fazer o que o evangelho (isto é, a realidade de Cristo, filho de Deus) vos propõe.

Nessas afirmações, Cristo não admite compromissos ou ambigüidades. Só há um caminho para o homem: converter-se. Para um semita, a conversão implica a imagem de um homem que se afasta do caminho habitual e se volta para outra direção. Nesse esforço de libertação há perigo de ilusões, enquanto quem aspira à conversão pode perder-se em exterioridades e práticas. A conversão é uma atitude que envolve "todo" o homem, não só como renúncia ao pecado, mas principalmente como nova orientação para o futuro. Implica freqüentemente uma crise de fé que termina na mais profunda experiência de Deus.


Por conversão, também não podemos entender algo do dia para a noite, pois, se caso, assim, pensarmos, cairemos num discurso vazio e "proselítico". Mas, ao pensar na conversão, devemos pensar em um processo longo e árduo, contínuo, eu diria.


Cada um de nós estará pronto, nossa comunidade estará pronta a crer no evangelho? a cortar o que ficou para trás, a levar a sério a aliança com Deus? a viver segundo a "reta consciência , a deixar-se conduzir pelo Espírito aonde ele o quiser e a percorrer o caminho de Cristo rumo à sua páscoa, com plena disponibilidade a todas as exigências de uma autêntica "conversão"?

Este nosso tempo é um "dilúvio": salvam-se os que, como Noé, não estão satisfeitos com o bem-estar alcançado por sua civilização, e crêem na palavra de Outro, mesmo a custa de enfrentar o ridículo de construir uma arca (1ª leitura). Salvam-se os que, como Cristo, deixam tudo para, com ele, construir a humanidade nova (2ª leitura).


Oxalá, possamos nós, durante esse percurso quaresmal, fazer a experiência de nos libertar de tudo que nos impede de ser cristãos verdadeiros e autênticos. E, tal como Jesus, ter a coragem de anunciar a 'Boa Nova' por entre os povos!




LUIZ FELIPE PEREIRA DE MELO

1º DOMINGO DA QUARESMA/ ANO B/ 1º DE MARÇO DE 2009.

Evangelho de Domingo - Mc 1,12-15


+ Dominus Vobiscum!




Naquele tempo, o Espírito levou Jesus para o deserto. E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e ai foi tentado por Satanás. Vivia entre animais selvagens, e os anjos o serviam.
Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galiléia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: "O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!" - Palavra da Salvação!

Domingo: o dia do Senhor!

"Convertei-vos e crede no Evangelho" (Mc. 1, 15b).

Aos que cruzam a minha estrada...


É preciso ter força para ser firme,

mas é preciso coragem para ser gentil.

É preciso ter força para se defender,

mas é preciso coragem para baixar a guarda.

É preciso ter força para estar certo,

mas é preciso coragem para ter dúvida.

É preciso ter força para sentir a dor de um amigo,

mas é preciso coragem para sentir as próprias dores.

É preciso ter força para esconder os próprios males,

mas é preciso coragem para demonstrá-los.

É preciso ter força para ficar sozinho,

mas é preciso coragem para pedir apoio.

É preciso ter força para amar,

mas é preciso coragem para ser amado.

É preciso ter força para sobreviver,

mas é preciso coragem para viver.

Se você sente que lhe faltam a força e a coragem,

queira Deus que o mundo possa abraçá-lo hoje

com seu calor e Amor !

E que o vento possa levar-lhe uma voz que

lhe diz que há um Amigo,

em algum lugar do Mundo,

desejando que você esteja bem e que,

acima de tudo, seja muito feliz!!!



Luiz Felipe P. de Melo.

Recife, 15 de fevereiro de 2009