quarta-feira, 26 de maio de 2010

REFLEXÕES SOBRE O ‘VIVER’

Parece-me que viver é muito mais do que sentir. É de fato, fazer-se, lançar-se sobre a linha do tempo, sofrendo os declives da história. Viver é um querer, é uma pulsão que vem de dentro da gente, a qual nos impulsiona a buscar respostas eloquentes aos nossos questionamentos.

Viver é a arte de se encantar! Viver não é apenas ser. Viver ultrapassa limites. Viver é o esforço do ser enquanto ser-no-mundo. Viver é um constante arriscar-se. Viver é a tentativa de superar e ascender sempre. Viver é conjunto de possibilidades, jamais sentença! Viver é guerrilha humana! Viver é desafiador! Viver não é sonho!

Não se diz que eu “vivo”, mas, meu “viver” grita aos quatro cantos que eu vivo vivendo. Viver é a praticidade filosófica colocando-se no pano de fundo da história. Viver é uma constância inconstante que se delonga até a morte, no ensejo desta ser passagem, viver é infinitude. Viver é mais ato do que verbo. Viver é superior ao pensamento.

Viver se distingue de existir. Existir é ontológico. Viver é pragmaticidade! Viver é dinamismo, é mudança, é construção. Viver é identificar-se no mundo, viver no mundo, mas, conscientizar-se de que o mundo não possui a habilidade de me apreender. Viver é apaixonar-se a cada dia por um ideal... um único ideal: ser feliz! Viver é buscar mil maneiras de ser sempre o mesmo e, paradoxalmente, mudar constantemente.

Viver é relacionar-se-com. Viver é um encadeamento de reações com um único desfeche: o fim – que necessariamente não é fim! Viver é começar e re-começar sempre! Viver é loucura às vezes. Viver é também decepcionar-se, é sofrer, se aborrecer. Viver é também cair, se machucar, ferir. Viver é correr atrás do que passou e não foi feito. Viver é recordar-se! Viver é desejo! Viver é desconstrução e edificação. Viver é dependência-de. Viver é a arte do bem se relacionar, do bem se expressar, do bem agir.

Viver é sonhar! Viver afinal é transcender! Viver é fazer! Viver se contradiz com a corrente... quiçá não seja o “nadar contra a corrente”. Viver é conquistar! Viver é ser gente independentemente do que pensem. Viver, viver, viver... apenas! Viva e deixe viver!


26 DE MAIO DE 2010

LUIZ FELIPE P. DE MELO.