quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Refletere!

O Evangelho de hoje, nos convida mais intensamente a refletirmos sobre a nossa caminhada de vida...
"Misericórdia ó Senhor, pois pecamos" (Salmo 50, 1). Percebam como a Igreja está hoje, a melodia do Salmo é uma melodia triste. O clima da Igreja é este, entramos num clima de reflexão, não é de alegria, de gritos, é de tristeza.
Deus é amor, é bom, mas, nossas atitudes não são boas diante d'Ele, e a Igreja está dizendo a este Deus que é bom: "Tende piedade". Nós não vamos chegar pulando diante de Deus pedindo perdão, não é tempo dos católicos ficarem dançando com euforia, são quarenta dias de "tristeza". É tempo dos cristãos estarem revestidos de cinzas pedindo a Deus perdão.
É chegado o oprtuno momento de silenciar não somente os nossos lábios, porém, o coração também. O Senhor nos convida a por em prática todos os preceitos divinos fora do alcance da vista dos outros... Convida-nos a ser silenciosos, a nos voltar inteiramente a Deus e ao Seu Projeto de Salvação.
A Igreja hoje, inicia um período que rememora os quarenta anos que Moisés caminhou com o Povo de Deus pelo deserto, assim, também nós somos convidados a caminhar, lado a lado, com o Deus da Esperança. É também rememorar os quarenta dias de penitência que Cristo pasou após o Batismo.
“Agora, diz o Senhor: "voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos” (Joel 2, 12).
Por que lágrimas? Porque o povo vivia longe de Deus. O pecador vai diante de Deus chorando, quarenta dias de choro, lágrimas.
“Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembléia; congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito” (Joel 2, 15-16). Somos convidados à rezar, Deus está pedindo! É preciso olhar como estamos diante de Deus... É preciso fazer penitência.
Eis o tempo propício para nos voltarmos para nós mesmos; para as nossas práticas cotidianas...
Desse modo, o texto evangélico de hoje, apresenta-nos de modo claro as três práticas para esse tempo tão oportuno: esmolas, jejum e oração. Aqui, se encontra, os três alicerces básicos para a nossa caminhada quaresmal!
Nos esforcemos, pois, para por em prática os Conselhos Evangélicos e sobretudo, refletir um pouco mais sobre as injustiças cometidas ainda em pleno século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário